Sem efeito [borboleta]

Sempre acreditei que escolhas pontuais tivessem a capacidade de modificar completamente o rumo das nossas vidas como se um ato despretensioso fosse decisivo para o futuro. Com os olhos nos erros do passado acreditei que se pudesse voltar atrás em determinada cena, tudo poderia ser diferente…  Será?

borboleta2

No instigante filme “efeito borboleta” o lindíssimo Ashton Kutcher interpreta um jovem perturbado que tem (ou delira ter) o poder de voltar no tempo e transformar seu próprio destino e das pessoas a sua volta com uma simples mudanças de atitude. Quem não gostaria de poder voltar, nem que seja apenas uma vez, ao passado e “arrumar” as coisas? Mesmo se, no final das contas, nada saísse da forma que imaginamos, não seria bom ter uma chance para recomeçar? Convencida da minha incapacidade de voltar ao tempo, por muitas vezes o meu maior desejo foi somente que ele passasse bem depressa até que um momento em que meus erros simplesmente não me machucariam tanto…

Há cerca de três meses atrás, numa destas tentativas frustradas de regresso ou aceleração no tempo, tive a inútil idéia de sortear uma data em minha agenda e escrever a seguinte frase: “O que acontecerá neste dia?”. Não sei o que pretendia naquele exato momento, mas esperava me surpreender… O dia sorteado chegou, entretanto, nada de extraordinário aconteceu. Mais curioso que isto foi que aquele dia sorteado não só não foi extraordinário, como também foi o mais ordinário dos dias; tão ordinário que me fez simplesmente esquecer a “data-chave”.

Frustrante? Não encaro assim… Até a rotina mais ordinária tem lá suas virtudes… Dá a feliz e morna sensação de continuidade. E continuidade às vezes é mais atraente que ruptura. Ainda assim, as coisas em seu ritmo menos frenético, mas nem por isso pouco surpreendente, estão sempre se transformando de modo a me fazer pensar que o efeito borboleta é mesmo um efeito inútil. Ele é inútil pelo simples fato de que seria muito cruel delegar a apenas um dia, um instante ou um ato todos os erros e acertos de nossas vidas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s